Cuidados e manutenção

Cuidados Iniciais

 

Estas são as chamadas operações de limpeza final: este é o passo mais importante, pois influencia os resultados do uso subsequente do produto. Seu objetivo é remover qualquer vestígio ou resíduo de matéria estranha da superfície das lajes. Se você usou um selante à base de cimento durante a instalação, depois que a argamassa secar, Florim recomenda realizar as seguintes operações.

Remova qualquer sujeira grossa usando um aspirador de pó

Molhe o chão com água limpa para absorver e proteger as juntas contra a ação corrosiva do detergente

Limpe usando um detergente ácido adequado, que pode ser aplicado à mão (com um pano limpo) ou com uma máquina (uma escova com cerdas médias e não abrasivas ou um limpador de água a alta pressão)

Absorva a solução de limpeza com um pano limpo ou um aspirador de pó adequado

Enxágue bem as superfícies com água limpa e morna para neutralizar a ação do detergente

Remova qualquer acúmulo raspando-o

Se necessário, limpe a superfície novamente com a máquina com escova única, usando um detergente neutro ou alcalino diluído, depois enxágue com água morna limpa e seque.

 

ATENÇÃO

– Alguns dos componentes contidos nos selantes não são resistentes a ácidos. É por isso que sempre recomendamos que você peça ao fabricante do rejunte conselhos sobre o detergente mais adequado para a limpeza.

– Com manchas particularmente difíceis, limpe a área seguindo as instruções em Tipo de detergente, de acordo com o tipo de tabela de sujeira, incluída no início deste capítulo

 

Tipo de Detergente de acordo com o tipo de sujeira

 

Abaixo estão algumas das substâncias indicadas para remover manchas. As instruções são agrupadas por tipo de produto e não contêm referências a detergentes específicos: no entanto, esses recursos são claramente indicados nas etiquetas de detergentes disponíveis na maioria dos revendedores.

Essa é a limpeza normal realizada em pisos e paredes e geralmente consiste em:

– aspirar poeira, sujeira, areia;

– lavagem com neutro diluído de detergente alcalino.

Superfícies antiderrapantes e áreas que exigem altos padrões de higiene (cozinhas, lojas de alimentos, etc.) precisam ser limpas com mais frequência, mesmo diariamente.

 

SUPERFÍCIES NATURAIS

Para limpar superfícies naturais, use apenas água morna e detergentes alcalinos suaves disponíveis na maioria dos revendedores (produtos que contêm ácido fluorídrico e seus derivados não devem ser usados).

Não recomendamos o uso de detergentes que contenham cera, para evitar a criação de um revestimento oleoso na superfície da laje. Com manchas particularmente difíceis, recomendamos que você limpe a área seguindo as instruções em Tipo de detergente de acordo com o tipo de tabela de sujeira, incluída no início deste capítulo.

 

SUPERFÍCIES POLIDAS E BRILHANTES

Para limpar superfícies polidas e brilhantes, use apenas água morna e detergentes alcalinos suaves disponíveis na maioria dos revendedores (produtos que contêm ácido fluorídrico e seus derivados não devem ser utilizados). Recomendamos que você realize periodicamente uma limpeza especial com detergentes específicos, como ácidos tampão ou repelentes de óleo profissionais: isso permitirá remover a sujeira restante e ajudar a manter o brilho do piso ao longo do tempo.

Não recomendamos o uso de detergentes que contenham cera, para evitar a criação de um revestimento oleoso na superfície da laje.

Com manchas particularmente difíceis, recomendamos que você limpe a área seguindo as instruções em Tipo de detergente de acordo com o tipo de tabela de sujeira, incluída no final deste capítulo.

 

SUPERFÍCIES ESTRUTURADAS E DE ALÍVIO

Para limpar esse tipo de superfície, use água morna e detergentes alcalinos suaves, disponíveis na maioria dos revendedores (produtos que contêm ácido fluorídrico e seus derivados não devem ser usados).

Ao limpar essas superfícies, recomendamos que você siga o esboço do padrão de relevo e, se necessário, esfregue suavemente para remover a sujeira das cavidades da superfície.

Não recomendamos o uso de detergentes que contenham cera, para evitar a criação de um revestimento oleoso na superfície da laje. Com manchas particularmente difíceis, recomendamos que você limpe a área seguindo as instruções em Tipo de detergente de acordo com o tipo de tabela de sujeira, incluída no início deste capítulo.

 

Manutenção especial

Esse é um tipo de limpeza particularmente intenso e preciso que você pode precisar realizar uma vez por ano ou a cada seis meses. É conduzido seguindo as mesmas instruções fornecidas para a manutenção de roteamento, mas usando detergentes alcalinos com concentração média.

 

ATENÇÃO

– Recomendamos que você sempre siga as doses e os horários recomendados pelo fabricante, realizando testes em material não instalado ou em áreas ocultas da superfície instalada.

– Se estiver usando detergentes ácidos, recomendamos sempre molhar completamente as juntas antes da limpeza para protegê-las da ação corrosiva do detergente.

– Se estiver lidando com uma área com necessidades especiais de limpeza (cozinhas, hospitais, lojas, etc.) ou uma área sujeita a sujeira particularmente difícil de remover (pisos externos, escritórios, etc.), é melhor executar as operações de limpeza acima mencionadas em combinação com máquinas de lavar e secar roupa e produtos específicos.

– Antes da limpeza, recomendamos que você sempre leia com atenção os arquivos técnicos contidos nos catálogos de cada coleção.