Diferenças e caracteristicas gerais

Principais diferenças

 

Pedras naturais x superfícies sinterizadas

 

Comparado as pedras naturais, como mármores e granitos, as superfícies sinterizadas são praticamente não-porosas, isso significa que sua absorção a líquidos é praticamente nula (<0,1%), tornando-as assim resistentes a manchas, higiênicas e de fácil limpeza. Já as pedras naturais são naturalmente mais porosas, exigindo um maior cuidado e manutenção, produtos ácidos ou básicos de uso diário podem manchar as pedras naturais, o mesmo não ocorre com as superfícies sinterizadas. Outra característica é a resistência a arranhões abrasões, as pedras naturais são mais delicadas e podem ser danificadas e riscadas enquanto as superfícies sinterizadas apresentam uma superfície rígida, dificultando qualquer tipo de dano a peça.

 

Quartzo x Superfícies Sinterizadas

 

Em relação ao quartzo, uma das característica que as torna superiores é a resistência ao calor. O quartzo possui em sua composição uma resina que os torna resistentes a manchas, essa mesma resina torna o quartzo um material higiênico por diminuir os poros no material gerando uma superfície com ação antibacteriana, porém ao entrar em contato com altas temperaturas como uma panela quente, sua resina pode ser danificada gerando uma mancha no material. Já as superfícies sinterizadas são mais resistentes a mudanças bruscas de temperatura. Outro aspecto interessante é em relação aos modelos disponíveis, enquanto o quartzo apresenta apenas cores únicas, as superfícies sinterizadas possuem diversos modelos, trazendo a beleza das pedras naturais junto a tecnologia utilizada para criação do material.

 

Porcelanato X Superfícies Sinterizadas

 

O material que mais se assemelha as superfícies sinterizadas é o porcelanato. Ambos materiais compartilham de características similares porém ainda apresentam algumas diferenças, dentre suas diferenças podemos citar os formatos e espessura. O porcelanatos como regra geral apresentam espessuras entre 10 e 12mm, sendo exceção os modelos slims que podem ter espessuras de 5,5mm. Já as superfícies sinterizadas, possuem espessuras de 6, 12mm e os seus formatos podem chegar até placas de 3200×1600 cm, diminuindo a necessidade de emendas ao serem utilizadas em bancadas e o número de juntas ao serem utilizadas em ambientes internos e externos como pisos e paredes. Esses pequenos detalhes criam um aspecto homogêneo e despertam a sensação de amplitude no ambiente.

Características Gerais

 

Resistente a altas temperaturas – Não sofre nenhum tipo de dano quando em contato com o fogo. Sendo ideal para bancadas gourmets.

Resistente aos raios UV – Por possuir uma cor natural, não se deteriora ao ficar exposto ao sol e possui alta resistência ao calor.

Resistente a arranhões – Apresenta uma maior resistência a arranhões e abrasões comparado as pedras naturais.

Absorção de água – Praticamente impermeável, sendo o coeficiente de absorção menor que 0,1%.

Fácil limpeza e manutenção – Comparado as pedras naturais as superfícies sinterizadas são de fácil manutenção e limpeza.

Higiênica – Resistente a proliferação de bactérias, musgo e mofo.

Versátil – Podem ser utilizadas em ambientes internos e externos, bancadas, lavabos, lareiras, pias, escadas e mesas.

E então conseguiu entender um pouco sobre as principais diferenças e características das superfícies sinterizadas em relação aos outros materiais? Vale lembrar também que é de extrema importância contratar uma mão de obra qualificada e especializada para o manuseio e instalação do material. Sendo um material com alto valor agregado qualquer tipo de problema que você tenha durante a fase de instalação pode trazer algumas complicações em seu projeto e se tornar uma dor de cabeça.

Agora que você já conhece as principais diferenças e características das superfícies sinterizadas basta verificar os modelos e materiais disponíveis, em nosso showroom você encontra a linha completa da R&B Superfícies. Esperamos ter ajudado você e estamos à disposição para qualquer dúvida.